CASA XII NOS SIGNOS

Os signos que se encontram na Casa XII são, porventura, os mais difíceis de compreender de todo o mapa natal, já que dizem respeito a vivências interiores. Para muitas pessoas, estas energias são vividas de forma indiferenciada, parcial ou distorcida. Quando assim acontece, manifestam-se como os "inimigos secretos" da Casa XII, tantas vezes referenciados na Astrologia Medieval.

Existe, contudo, a possibilidade de, através da introspecção, do crescimento interior, e da abertura a experiências espirituais, começarmos a aceder a esta área de vida. Quando tal acontece, os "inimigos secretos" transformam-se em tesouros interiores, provenientes do reservatório inesgotável da Alma.

Áries:
Os seus "inimigos secretos" são a impaciência, a frustração e a falta de paz interior urgência. Quando entra em contato com a sua natureza mais profunda, estas qualidades, até então vividas como obstáculos, passarão a conferir-lhe a coragem e iniciativa necessárias ao crescimento espiritual.

Touro: Resiste inconscientemente à transformação interior, por necessidade de segurança e estabilidade. O seu "inimigo" é a tendência à inércia, que poderá, através do trabalho interior, ser transformada em capacidade de integrar, de forma anímica, os próprios ciclos da natureza.

Gêmeos: Tem como "inimigo interior" a impaciência e a permanente racionalização daquilo que é, por natureza, absoluto. Estas qualidades, tão pouco favoráveis ao recolhimento e crescimento interior, podem contudo ser transformadas numa visão límpida das dualidades e paradoxos presentes nos conceitos universais.

Câncer: Uma sensibilidade inconsciente e exagerada, um enorme apego às emoções e seguranças do passado são os seus "inimigos secretos". Há uma tendência à indiferenciação emocional, que pode vir a transformar-se numa grande riqueza sensitiva e intuitiva.

Leão: Encontramos aqui uma indiferenciação ao nível da identidade, um sentimento de "não ser" que atua como obstáculo e impede o crescimento. Este "inimigo", contudo, poderá vir a tornar-se o maior aliado na caminhada rumo à identificação com o todo.

Virgem: Aqui a mente pode trabalhar sem descanso, procurando manter bem nítidos os contornos do inconsciente. Gera-se assim uma incapacidade de sentir/intuir conceitos universais, que é a principal "inimiga" da vida interior. Através da introspecção e recolhimento, pode transformar-se este obstáculo numa sábia capacidade de descriminar, que leva ao contínuo refinamento do Eu.

Libra: Os "inimigos secretos" podem neste caso aparecer como pessoas próximas ou parceiros (que escolhemos inconscientemente). Pode haver uma grande necessidade de companhia, acompanhada da ilusão de que "os outros" nos impedem e bloqueiam. Esta ilusão poderá vir a transformar-se numa verdadeira capacidade de partilha de experiências e conquistas espirituais.

Escorpião: A defensividade inconsciente e o medo da transformação atuam aqui como poderosos "inimigos secretos". Pode haver uma tendência para se envolver em lutas de poder, por vezes com motivações pouco definidas. Este obstáculo pode, contudo, transformar-se numa compreensão anímica dos ciclos da existência e de se regenerar profundamente, a nível interior .

Sagitário: Tendência a refugiar-se numa postura de moralidade ou espiritualidade ilusória. Os "inimigos" aqui são a excessiva opiniosidade e a crença inconsciente de que se é "melhor do que todos os outros". Esta postura, contudo, poderá vir a tornar-se numa verdadeira capacidade de buscar valores internos. O falso moralista torna-se então num "cavaleiro do Graal".

Capricórnio:
Sentimentos inconscientes de tristeza, repressão, derrota e rigidez são os piores "inimigos" nesta combinação astrológica. Estes podem, contudo, ser transformados em sobriedade interior e numa noção muito clara e estruturada do Universo enquanto hierarquia criadora.

Aquário: Medo de perder a diferença e individualidade perante os outros. Os "inimigos secretos" são a noção de ser diferente e um sentimento inconsciente de rebeldia. Esta pode, contudo, vir a tornar-se numa partilha das diferenças com toda a Humanidade, sem nunca perder o respeito pela diferença individual.

Peixes:
Os "inimigos secretos" desta combinação astrológica, são a indiferenciação emocional e a expectativa exagerada. Pode haver uma postura passiva, confusa e escapista, "à espera de ser salvo". Esta passividade inconsciente poderá ser revertida numa grande capacidade de empatia e de depuração de resíduos emocionais do passado.

Nota: Esta é apenas uma abordagem inicial e sintética. Para um estudo completo, seria necessário acrescentar muitos outros fatores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Júpiter em Sagitário

JUNO, ASTEROIDE DO "CASAMENTO"

Sol em Libra com Ascendente em Escorpião

Vertex nos signos